Antônio Jorge Fonseca Sanches de Almeida

Jorge Almeida é professor Associado IV do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da FFCH - Universidade Federal da Bahia. Tem doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas (linha de Mídia e Política) pela UFBA (2001). Visiting Scholar na Soas-University of London (2018). Tem experiência de ensino e pesquisa nas áreas de Ciência Política, Relações Internacionais e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos de hegemonia e contra-hegemonia; Política internacional, Estado e democracia; Comportamento político e marketing político; Opinião pública e representações sociais da política; Mídia e política; Movimentos sociais. Autor, entre outros trabalhos, de "Como Vota o Brasileiro" e "Marketing Político, Hegemonia e Contra-hegemonia". Livro no prelo: "Mídia, Política e Hegemonia". Organizador de: "Estratégia, a luta política além do horizonte visível" (com Cancelli, V.), "150 anos de Manifesto Comunista" (com Cancelli, V.), "Partido dos Trabalhadores: Resoluções de Encontros e Congressos" (com Cancelli, V. e Vieira, M.A.), "Opinião pública burguesa e a sustentabilidade capitalista: dois mitos em debate" (com Rodrigues, E.). Tem 24 artigos publicados em periódicos, 19 capítulos de livros e 37 em anais de eventos acadêmicos.
Foi Chefe do Departamento de Ciência Política (2007-2010); Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (2006-2017), sendo vice-coordenador entre 2009-2011; Vice-Diretor da FFCH-UFBA (2009-2010) e Diretor Pro Tempore (2009); membro do Conselho Universitário da UFBA (2009); membro da Congregação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA (2007-2010); foi do sub-comitê do PIBIC-UFBA (área de Ciências Humanas).
Na ANPOCS, foi Coordenador do GT "Mídia, Política e Eleições". Coordenador do Colóquio Nacional Processos de Hegemonia e Contra-hegemonia em 2008. Associado da ABCP - Associação Brasileira de Ciência Política e da ALACIP - Associação Latino Americana de Ciência Política. Membro do Conselho Editorial de Crítica Marxista.
Membro dos grupos de pesquisa "Grupo de Estudos em Economia Política e Desenvolvimento-GEPODE" e "Processos de Hegemonia e Contra-hegemonia